Sobre o Android L e SDK de desenvolvimento

Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias é sobre a nova versão do Android. Chamado primeiramente de Android L, muitas especulações surgiram em torno do real nome; por causa da letra “L”. Entre algumas sugestões, “Lemon Meringue Pie” (torta de merengue de limão), “Lava Cake” (o nosso Petit Gateau) e “Licorice” (alcaçuz) foram nomes rejeitados pelo Google. “Lollipop” foi o nome escolhido para a nova versão do Android.

android-l

Os usuários vão começar a receber a atualização para o novo Android a partir de novembro, e entre as mudanças prometidas destacam-se:

  • Capacidade de operar não apenas em telefones e tablets, mas também no relógio, na TV e até no carro;android-l-2
  • Novas maneiras de controlar as notificações (a partir da tela de bloqueio, por exemplo);
  • Função de economia de bateria, que estende o tempo de uso do dispositivo em até 90 minutos (será???) e exibição do tempo estimado para carregar totalmente a bateria;
  • Segurança: novos dispositivos contarão com a criptografia automática ativada, para ajudar a proteger os dados dos seus dispositivos em caso de perda ou roubo;
  • Etc etc etc...

Enfim, muitas são as funcionalidades prometidas para o Android Pirulito. Vou criar um post para falar sobre elas daqui uns dias.

E para quem é desenvolvedor e já quer se preparar para o novo Android, o SDK (kit de desenvolvimento de aplicativos) já está disponível, e inclusive possui uma plataforma onde os desenvolvedores podem testar seu aplicativo em uma tela grande, para aplicativos para TV (O Google Play para Android TV vai abrir oficialmente para aplicações em 3 de novembro).

Se você é desenvolvedor e deseja saber mais sobre o SDK, visite http://developer.android.com/index.html

Obrigada e até a próxima!



fonte: Android | Android Developers